quinta-feira, 17 de julho de 2014

Sabor a verão

Há muito que deixei de passar os verões inteiros no “meu” Alentejo, mas ontem o desejo dos sabores alentejanos instalou-se em mim e para o jantar preparei um refrescante gaspacho, o verdadeiro, com os ingredientes cortados em pequenos pedaços e não triturados ao estilo Andaluz. Acompanhámos com atum, mas no Alentejo também é comum fazê-lo com enchidos, azeitonas e também vai bem com umas sardinhas de conserva. Rápido, prático e com sabor a verão! Quem vai experimentar?





Ingredientes:
200 g de pão alentejano duro
3 tomates maduros de tamanho médio
1 pepino em cubos
4 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de vinagre
orégãos secos
1,5 l de água gelada
1 colher (sopa) de sal grosso

Preparação:
Pisam-se os dentes de alho com sal e os tomates pelados e e deitam-se no fundo de uma terrina. Rega-se com parte do azeite, o vinagre e polvilha-se com os oregãos secos, que, preferencialmente devem ser esfarelados entre as mãos.  Corta-se o restante tomate e o pepino em pequenos cubos e introduz-se tudo na terrina, adiciona-se o restante azeite e a água gelada.  Por fim, corta-se o pão em fatias e depois, à mão, em pequenos pedaços, introduz-se no caldo. 


Daily Me | Raquel

0 comentários :

Enviar um comentário

© Daily Me 2014 | Design de Aubrey and me